quinta-feira, dezembro 11, 2008

A vontade do ser pessoa

É melhor para si - dizia a filha.
A filha queria que o pai fosse entubado ( colocar uma sonda nasogástrica), para que ele pudesse comer e não perder mais peso até ao fim das sessões de radioterapia.
O pai, que até bem pouco tempo orientava a sua filha, estava agora a ser obrigado a fazer algo que ele não queria...
O pai, connosco, ouviu a lenga-lenga para que servia aquele tubo que substituirá dentes, saliva, boca e o acto de engulir... ouviu, observava e os olhos diziam - lá vou ter que fazer o que elas querem para ver se se calam.
É para o seu bem, vai sentir-se melhor, é bom para si...
O pai pensava: faltam-me 8 dias para acabar o tratamento, depois desses dias vou comer melhor, agora ninguém nota que eu estou doente, quando tiver o tubo e o adesivo a sair do nariz toda a gente vai ter pena de mim e dizer que estou pior, não vou poder comer sozinho, vou ter que depender da minha filha para comer, vai doer... é melhor para mim?!
O pai antes não se queixava, agora sim...
Teimosia? cansaço? verdade? razão?
Não concordo com a frase "é para o seu bem" porque é sempre utilizada quando a pessoa não sente essa necessidade, não temos direito de julgar o bem das outras pessoas quando nem sempre sabemos o que é melhor para nós.
O pai foi entubado e a filha ensinada a dar a alimentação.

1 comentário:

José Luís disse...

Finalmente um novo post :)
Beijinhos, fico a espera de mais...